O que é Temperamento ou Perfil Comportamental?

pexels-sharon-mccutcheon-1148998

Como seu filho se comporta durante atividades do cotidiano? Ele brinca sozinho ou pede sua companhia incessantemente? Se um amiguinho diz que quer outra brincadeira, ele aceita calmamente ou faz uma birra terrível por não querer brincar de outra coisa? Quais são as reações dele ao ser corrigido: Aceitação, mágoa, ira ou fingir que nem te ouviu?

Se você pedir a ele que guarde os brinquedos, o que ele faz? Algumas crianças só guardarão os brinquedos se você os desafiar, enquanto outras o farão por se sentirem úteis e importantes realizando essa tarefa. Tem também aquelas que se sentem encorajadas a colocarem tudo no lugar quando os pais usam ferramentas lúdicas, como “o chão é lava! Precisamos guardar os brinquedos para que não derretam”. Você consegue identificar algum desses comportamentos acima em seu filho? 

Os quatro perfis comportamentais, também conhecidos como temperamentos, dizem respeito à forma com que cada pessoa recebe e reage diante de um estímulo. Por isso, compreender quais são esses perfis permitirá a você, pai e mãe, intervir de forma positiva na educação de seu filho, extraindo dele um bom comportamento e facilitando o convívio diário. 

Se você possui mais de um filho ou está se preparando para a chegada de um novo bebê, já deve ter notado que desde pequenas as crianças se mostram diferentes umas das outras, independente do modo de criação. Ou seja: mesmo tratando seus filhos de forma igual, o comportamento de um muito provavelmente será diferente do outro. 

Essa diferença fica evidente quando comparamos pessoas que reagem bem trabalhando sob pressão e outras que não conseguem sair do lugar ao se sentirem cobradas. Ou então entre crianças que conseguem se manter focadas durante as atividades escolares e as que se distraem até com uma borboleta na janela.

 

Quais (e quantos) são os perfis comportamentais?

Existem quatro perfis comportamentais: dominante, influente, conforme e estável. 

Os dominantes são crianças facilmente motivadas por desafios. Gostam de dar ordens e liderar, e podem se tornar um “tratorzinho” e passar por cima dos pais, irmãos e amigos em sua busca por conseguir o que desejam. 

A criança influente é muito movida pela liberdade e criatividade. Busca ativamente pelo relacionamento, falar e se comunicar. Geralmente é aquela que se aproxima do colega novo na escola para enturmá-lo. O que mais inspira seu coração é estar rodeada de pessoas e ser o centro das atenções.

Os conformes não sentem muita necessidade de expor suas ideias. Vivem mais em seu mundo interior, gostam de refletir mais do que de falar, e isso não os incomoda. A criança de temperamento conforme tende a ser mais focada, tem grande capacidade de concentração. Gosta de organizar suas coisas seguindo um mesmo padrão, pode até se irritar caso alguém tire de ordem e costuma ser obediente por gostar de regras e rotina. 

E por fim, a criança estável busca previsibilidade. Se sente segura quando sabe a ordem em que os eventos acontecem no dia. Reflete muito antes de agir, e por isso tem um ritmo mais lento. Até cumpre as tarefas, mas no seu tempo. Não lida bem com pressão, pois precisa pensar muito antes de tomar decisões, e pode ser taxada como “devagar”. Pode não gostar muito de estar à frente das ideias e se esconder de câmeras, por exemplo. 

Ninguém é 100% formado por um único temperamento. Como uma grande aquarela feita com quatro cores diferentes, seu filho é a combinação (em diferentes proporções) desses quatro perfis. Como o azul e vermelho que viram roxo, ou o azul e amarelo, que se transformam em verde, seu filho é uma soma de diferentes características de cada um desses perfis comportamentais, o que faz dele único. 

 

Quando o Perfil Comportamental é formado?

A criança já nasce com seu perfil comportamental, mas ao longo do tempo ele é moldado pelas situações vivenciadas no dia-a-dia. É possível visualizar características dos temperamentos ainda na primeira infância, mas ele será percebido mais claramente após os seis anos de idade. Depois dos 14 anos, é possível aplicar um teste que dirá com mais certeza qual seu temperamento.  

 

Existe um perfil melhor que o outro?

É muito comum que me perguntem qual é o melhor perfil comportamental, ou então receber queixas de mães que gostariam que o filho tivesse outro temperamento por não saberem lidar com ele. Mas é meu dever dizer a você: não existe um temperamento melhor, nem pior. Cada um tem seus pontos fortes e fracos, suas vantagens e desvantagens.

Apesar do temperamento não mudar durante a vida, as crianças são moldadas pelo ambiente em que vivem. Se nós, pais, soubermos conduzí-los, podemos ajudá-los a extrair de si o melhor que podem oferecer. Educar uma criança sabendo quais os possíveis “pontos de atenção”, o que a motiva e o que pode potencializar ainda mais suas qualidades dará a ela muitas vantagens. Crescerá conhecendo a si mesma e terá as ferramentas para trabalhar sua personalidade.

Para isso, é fundamental que os pais conheçam seus próprios temperamentos, assim como o dos filhos, e aprendam a melhor maneira de lidar com cada um.

E aí, me conta: você já consegue identificar qual o temperamento do seu filho? Sabe lidar bem com ele, ou é uma guerra diária? Clique aqui para ler mais sobre as características de cada temperamento. 

Tags:

Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS

Subscribe

Just subscribe to my newsletter
to receive all fresh posts

home3-hero-img.jpg