No post “O que é Perfil Comportamental ou Temperamento” eu expliquei que os quatro perfis comportamentais, também conhecidos como temperamentos, correspondem à forma que seu filho recebe, processa e procede diante de um estímulo.
São esses temperamentos que ditam a resposta dele diante de uma ordem ou de uma bronca. Ao dizer “filho, lave as suas mãos e venha almoçar”, o que ele faz? Fica bravo e diz que não quer lavar as mãos? Finge que não te ouviu e continua a brincar? Ou obedece feliz?
As reações de cada criança mudam de acordo com seu temperamento, e conhecê-lo faz toda a diferença para que você tenha a habilidade de transformar um momento de guerra em um momento de paz.
Vamos entender exatamente quais são as características de cada comportamento?
- O Dominante
A criança de temperamento dominante pode ser um desafio para os pais, uma vez que tende a desafiá-los diante de pedidos, ordens e regras. Pode ter atitudes dominadoras, tentando a todo custo ser o líder. Como guarda muito os fatos que acontecem, pode ser muito rancorosa.
O dominante gosta muito de falar e emitir opiniões, mas sua comunicação é focada principalmente em convencer o outro de seus argumentos e exercer sua posição de liderança.
A educação da criança dominante é primordial para que ela saiba respeitar figuras de autoridade durante a infância (diante de professores, por exemplo) ou na vida adulta (frente a chefes e líderes). Embora seja desafiador para os pais, as atitudes de liderança desse perfil serão incrivelmente úteis na vida adulta. Essa determinação em perseguir o que quer o torna alguém com grande capacidade de execução.
Para lidar com a criança dominante, lembre-se de dois pontos importantes: Não use ameaças nem tom de voz autoritário, pois ele se tornará ainda mais desafiador e dominador; e mantenha-a sempre ocupada, pois se passa muito tempo ociosa, tende a causar problemas.
- O Influente
A criança de temperamento influente é muito comunicativa e fala pelos cotovelos. É extremamente entusiasmada e de bom coração. Costuma ser alegre e otimista, sempre conversando com todos, conhecidos ou não.
A grande sensibilidade deste perfil a tudo o que acontece ao seu redor é também um ponto fraco: por estar interessada em todos os estímulos, acaba se distraindo com muita facilidade. Cumprir ordens e obedecer aos pais é um desafio, pois a criança começa a tarefa e esquece, pois seus pensamentos se dispersam.
Por isso, é muito importante que durante o convívio diário você seja paciente e carinhoso com a criança influente, e divida ordens simples como “arrume seu quarto” em várias: “coloque as roupas sujas no cesto”, “agora guarde os sapatos”, “coloque seus brinquedos dentro da caixa”, “dobre o cobertor” e assim por diante. É importante lembrar de dar uma ordem de cada vez e garantir que ele a cumpra na mesma hora, para que ele não perca a atenção no meio do caminho.
A criança influente valoriza muito a aprovação dos outros, e pode se deixar influenciar por más companhias. Por isso, saiba como usar suas qualidades (como ter bom coração) para incentivá-la ao melhor caminho.
- O Estável
Quando a criança possui um temperamento estável, pode ser vista como tranquila, observadora e calma. Em geral é muito simpática, adora ambientes ordenados e rotina.
Por gostar mais de ouvir do que de falar, acaba tendendo à introspecção. Os pais podem incentivá-lo a “sair do casulo”, sempre de forma gentil e carinhosa.
Apesar de ser rotulado como “fácil de lidar”, se seu filho é de perfil estável, preste muita atenção! Os pais devem ter extremo cuidado (e bom senso) na hora de educá-lo, porque ele costuma ser passivo e altamente influenciável. Por possuir dificuldade em expor suas vontades, pode crescer com o único objetivo de agradar a todos, sempre calando seus sentimentos.
- O Conforme
A criança conforme possui boas qualidades: são filhos obedientes e bondosos, que mantém o ambiente calmo. São muito reflexivos e observadores, mas podem se fechar em sua própria timidez.
Por não terem grande necessidade de se expressar, reagem mal a desafios. Elas podem apresentar um comportamento pessimista que as impede de encarar competições saudáveis pelo medo de não se saírem bem. Assim, saiba como encorajá-los no convívio cotidiano, reforçando que o erro faz parte do processo.
A criança conforme, quando não educada, pode tornar-se distante dos pais e a tristeza pode reinar em seu comportamento. Sua indecisão e tendência a exagerar dificuldades as tornam mais propensas ao isolamento.
Você conseguiu identificar o temperamento dos seus filhos através dessas características? Clique aqui para saber mais sobre a criança dominante, aqui para saber mais sobre a criança influente, aqui para a criança conforme e aqui para a criança estável.